terça-feira, 31 de agosto de 2010

SALSEIRO POLÍTICO

O Governador Paulo Hartung, no Comando do processo eleitoral 2010, promoveu um verdadeiro "Salseiro Político" no Estado do Espírito Santo. Abusando da ignorância política do eleitorado apoiado em marketing político direcionado para os seus apadrinhados políticos, vem criando as situações mais estranhas possíveis. 

Localizando esse salseiro no micro polo de Colatina, formado por sete municípios onde concentram-se cento e cinquenta e tres mil eleitores, a situação está de "vaca estranhar bezerro". Foram escalados Cabos eleitorais de "luxo"para arrebanhar eleitores e distribuir os votos de acordo com o time escalado para ganhar as eleições.

Existem na mesma coligação candidatos tidos como "patinhos feios" até bem pouco tempo, hoje, maquiados de bonitos pelo menos até às eleições; E outros que nunca foram feios políticamente, e agora são renegados por grandes lideranças que abandonaram, sabe-se lá o porquê, a pregação do voto bairrista. Como convencer o eleitorado da região que o candidato de fora pode fazer mais por ele?

Essa confusão que estão tentando fazer na cabeça do eleitor não contribui em nada para o amadurecimento do  processo  democrático. Passa a impressão de que estão tentando modernizar, com o nome de influência das lideranças, o voto de cabresto.

E a consciência política como fica?      

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Propaganda política "interessante"

Não gostaria de fazer nenhuma análise política envolvendo o nome do ex prefeito Guerino, atendendo um pedido pessoal dele. Mas, essa propaganda do candidato Genivaldo-PT ao lado de Paulo Hartung-PMDB e G.Balestrassi-exPV, como cidadão colatinense, traz Guerino para o foco da campanha política.

Para Balestrassi, é um bom trabalho de manutenção do marketing pessoal. Já para o candidato Genivaldo, esses apoios no mínimo confunde a cabeça do eleitor, que está acompanhando a conjuntura política no Estado. 

Outra questão: O Governador Paulo Hartung-PMDB, tem mais peso na campanha do que o PT?

Seja lá como for...; Desejo boa sorte para a campanha do candidato Genivaldo. Ele é de Colatina, né? 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Agradecimentos

Agradeço a todos pela manifestação de apoio ao Blog do Coronel Luiz Carlos. A intenção é colaborar com a informação sustentável na formação política do cidadão no ano eleitoral. Como a nossa Democracia direciona, apenas um ano para o eleitor pensar e decidir a política, depois tres anos para ele reclamar dos políticos eleitos, toda contribuição nessa hora deve ser bem vinda. 

Gostaria de comunicar aos nossos Atores políticos que, públicamente participam do processo eleitoral, que o Blog está aberto a qualquer reflexão política no sentido de esclarecer o real papel do cidadão nesse momento em que o voto do eleitor decide os rumos da convivência em comunidade.   

O importante e benéfico, é a participação efetiva nos debates políticos. A Democracia não pode, jamais, ser usada como instrumento de ampliação de "Poder" da minoria sôbre a maioria pela falta de sinceridade política. 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Polo Eleitoral de Colatina

 O mapa eleitoral dos municípios que formam o polo regional liderado pelo Municipio de Colatina, conforme dados do TRE, a distribuição dos eleitores por município é a seguinte:

Colatina - 82.219, Baixo Guandu 24.918, Pancas - 15.685, Marilândia - 9.491, Gov. Lindemberg 8.707, São Domingos do Norte - 6.899 e Alto Rio Novo com 5.590, totalizando 153.509 - cento e cinquenta  tres mil e quinhentos e nove eleitores.

Segundo o IBGE/ 2006, o número de habitantes nessa região é de 195.644 para uma área de 4.322.266 km². O Município que lidera com maior número de eleitores é Colatina, acompanhado por B. Guandu e Pancas. Os tres somam 122.822 (cento e vinte e dois mil, oitocentos e vinte e dois eleitores) que teóricamente já dariam para elegerem tres Deputados estaduais e um Federal.

 Entretanto, como em política o que pesa é o jogo de interesses das lideranças ou grupos, em prejuizo do bem comum da região, acaba os votos dispersando para candidatos que só aparecem para "receberem" os votos, de eleição em eleição.

 Lutar para eleger um representante morador da região deve ser um guerra constante composta de várias batalhas. O que considera-se inadimíssivel é deixar de eleger uma liderança da região por "pirraça política" entre as lideranças regionais, deixando o eleitorado frustrado. 

Aí é o fim da picada!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto político x Projeto administrativo

A maioria do eleitor não sabe a diferença entre entre Projeto Político e Projeto Administrativo. E aí não entende quando detentor de um mandato executivo, Prefeito ou Governador, não consegue reeleger-se ou fazer seu sucessor mesmo tendo um administração bem sucedida.

O Projeto Político é a forma como o candidato vai chegar ao poder. São as estratégias e a composição de apoios junto à sociedade, para convencer ao eleitorado qual a melhor opção para a sua cidade ou o seu Estado e também a sua Nação.

O Projeto Adminstrativo é o plano de goverrno pregado na campanha para convencer ao conjunto de eleitores que as propostas de melhorias, visando sempre o bem comum, são possíveis de serem implementadas. Apesar de ser distinto do Projeto Político, os dois caminham juntos.

Para que os dois caminhem juntos e dêem certos é preciso que o eleitorado, após as eleições e durante o mandato, fique vigilante para o cumprimento do que foi pregado em campanha. Como, hoje, o eleitor vota e depois esquece até em quem votou fica impossível cobrar. A Autoridade eleita, sabendo que é assim que a  "banda toca" fazem as coisas do seu jeito e de acordo com os seus interesses ou do seu grupo. Sem entrar em detalhe das questões de ideolgia política, porque aí o buraco é ainda mais em baixo.

O Eleitor fica a ver navios por falta de consciência política. É uma pena !!!