terça-feira, 30 de novembro de 2010

SUCESSÃO MUNICIAPAL EM COLATINA/2012


Parece estar muito distante do processo eleitoral, mas para os principais interessados no assunto as conversas começam a acontecer nos bastidores. A questão é: O grupo da atual administração liderado por Guerino (sem partido), o Prefeito Leonardo-PT e o Deputado eleito Genivaldo Lievori também do PT, vai trabalhar a reeleição do Prefeito ou lançar a candidatura do Guerino Balestrassi?

O PT não deve abrir mão da Prefeitura de Colatina, logo, fica a indagação: Caso o Guerino aceitasse ser o candidato da situação presume-se que o seu novo Partido pode ser o PT. Aí fica mais fácil para o atual Chefe do Executivo Municipal abrir mão da reeleição, certo?

Na oposição, os nomes já começão a aparecer. No PR o nome é José Leal; No PDT comenta-se o Dep Josias Da Vitória; O nome do PMDB seria o, agora fixa limpa, Marcelino fraga; O PSB ainda não se manifestou, mas certamente o Governador do Estado sendo do PSB não vai abrir mão de uma candidatura própria no Município de Colatina.

Ainda temos correndo por fora o Vice Prefeito Cirilo de Tarso-PPS, que atualmente vive um certo desconforto político no grupo da administração, não será excluído do debate sucessório por algum desses grupos.

Essa sucessão promete muitas emoções. Vamos acompanhar! 
Por enquanto só podemos especular.  

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guerino Balestrassi no PSDB??


É uma especulação bastante coerente sobre o ponto de vista de que estão, em nível nacional, articulando a fusão do PSDB com o PPS. Em Colatina o PPS tem o Vice-Prefeito eleito na coligação que elegeu o Prefeito-PT. O PSDB figurou como oposição à coligação vencedora nas eleições de 2008 e agora também em 2010.

Caso essa fusão aconteça, o Ex Prefeito Guerino, sem partido, ao filiar-se no PSDB não entra na oposição ao grupo do Prefeito Leonardo, passam a ser todos da situação. As diferenças partidárias que existiam até ontem deixam de existir. Com isso Guerino volta a estar posicionado (partidáriamente) com vistas ao projeto político 2012. É só combinar com o PT do Leonardo e Genivaldo quem entra ou quem sai.

Como tudo isso ainda é especulação, não sabemos como fica a situação do Vice-Prefeito Cirilo de Tarso-PPS. Uma coisa é certa, tudo isso concretizado, caso ele não aceite e peça a sua desfiliação do PPS, não seria enquadrado como infidelidade partidária nem perderia o mandato de Vice-Prefeito. Pois não foi provocado por ele. E o seu passe fica muito valorizado no mercado político municipal.

Isso vai virar um "balaio de gatos" daqueles !!!!!!  
Por enquanto vamos especular......   Ok?

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ressaca das Eleições


Encerrada as eleições 2010 algumas marcas ficaram de vitórias e derrotas. Teve candidato que ganhou ganhando; Candidato que ganhou perdendo e que perdeu ganhando. Analise e confira:

O Deputado Estadual Paulo Foleto ao se eleger para Dep. Federal, ganhou em dobro ao ter só em Colatina mais de 60% dos votos dos eleitores do Município. Ampliou seu universo de representatividade política quando recebeu quase cem mil votos em todo o Estado e é do partido do Gov. eleito. Ganhou ganhando!

O Deputado Estadual Josias da Vitória foi reeleito com mais de 33 mil votos, sendo o quarto mais votado do Estado. Ao contrário dos 6 mil votos que obteve  na sua primeira eleição, ele totalizou mais 14 mil votos só em Colatina na sua reeleição, consolidando assim a sua liderança política no Norte e Noroeste. Conclusão, ganhou ganhando e muito!

O Vereador Genivaldo Lievori foi eleito Deputado Estadual com 23.800 votos, sendo l6.624 em Colatina. Porém, o seu grupo político no município saiu, políticamente, avariado. Apesar do PT ocupar a vice-governadoria, o principal Parlamentar de Colatina do lado do Governador Casagrande é o Deputado Federal eleito Paulo Foleto.

Este último é adversário de Prefeito Leonardo e do ex-prefeito Guerino Balestrassi que são líderes do mesmo grupo, o que vai exigir de Genivaldo, como Deputado uma articulação maior na sua movimentação política em favor da sua base eleitoral. Onde chega-se a conclusão de que ele ganhou perdendo, pelo menos por enquanto. 

O Vereador Olmir Castiglioni perdeu ganhando. Apesar de ser filiado ao PSDB, fez campanha vinculado ao grupo liderado pelo Prefeito Leonardo, Guerino e Genivaldo. Dos mais de 11.000 votos que obteve, seus 4.000 e alguns mais foram obtidos em Colatina. Certamente o grupo tinha essa candidatura como estratégia para tirar votos do Dep Da Vitória, pois os dois são da Polícia Militar, da mesma base. Com isso ganhou de presente a Presidência da Câmara de Vereadores. Logo, é um exemplo de quem perdeu ganhando. Isso é Política, certo?.