quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O CONGRESSO DO PSB EM COLATINA

No dia 25 de outubro, Domingo passado, no plenário da Câmara Municipal, O Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizou o seu Congresso para a escolha do Diretório e a Diretoria Executiva que decidirá os rumos do partido em Colatina no período 2011 a 2014. A Executiva do PSB ficou composta com os seguintes membros:

Presidente – Jonas Cogo; Vice-Presidente – Landulpho Lintz; Segundo Vice-Presidente – Paulo Roberto Foleto; Secretário Geral – Guido José Broeto; Primeiro Secretário – Delma Selvático Bino; Segundo Secretário – Eliane da Costa Lemos Esperandio; Primeiro Secretário de Finanças – José Emidio Venturim; Segundo Secretário de Finanças – Claudinei Costa Santos; Secretário de Organização – Mário Sérgio Pinto Soares;

Líder da Bancada – Charles Henrique Luppi; Secretário Municipal da Juventude Socialista – Fábio Menelli Andrade; Secretário Municipal do Movimento Negro – Wagner Fernandes Baessa; Secretário Municipal do Movimento de Mulheres – Licilena Rosário F. Ferrari; Secretário Municipal do Movimento Popular – Marlene Spalenza Nichio; Secretário Municipal do Movimento Sindical – Lidia Simonassi Borges.

O congresso contou com a participação do Deputado da Vitória - PDT, Ex Dep Federal Marcelino Fraga representando o PMDB, do José Leal  pré candidato a Prefeito pelo PR e contou também com presença do Vice Prefeito Cirilo de Tarso eleito pelo PPS, hoje em processo de filiação no PSD, no evento representando Enivaldo dos Anjos, presidente do partido no ES.

A impressão que ficou é que o grupo que ali compareceu, hoje, representa a oposição para as eleições em 2012, até pelo que foi falado durante os discursos. A presença do Cirilo foi a que mais despertou curiosidade, pois ficou no ar que o PSD para as próximas eleições municipais, já tem nome como pré candidato a Prefeito em Colatina. O Vice Cirilo não confirma nem nega, é esperarmos para conferir.

Por outro lado a missão do novo Diretório não é fácil, pois, terão que administrar suas questões do PSB local em consonância coma a tal "Geopolítica" de Poder no Estado, dividida entre o grupo liderado pelo ex Gov Paulo Hartung e o do atual Gov Renato Casagrande.

E aqui no cenário colatinense o principal articulador político da reeleição do Prefeito Leonardo-PT, é o ex Prefeito Guerino Balestrassi-(sem partido), que tem uma perna fincada no Governo atual e outra fincada, obedientemente, ao ex Gov Paulo Hartung. Sobrou para descascar esse abacaxi, a principal liderança eleita pelo partido com 100 mil votos, o Dep Federal Paulo Foleto. E essa orientação política deverá ser debatida por esse atual diretório e sua Executiva.

 Boa sorte Socialistas!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VEXAME NACIONAL

O Estado do Espírito Santo, através do seu ilustre representante na Câmara Federal o Deputado Federal Cézar Colnago (PSDB-ES), foi protagonista de mais um vexame político em nível nacional.

Cézar Colnago como Terceiro Vice Presidente da CCJC-Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania-, na quinta feira, 22 de setembro, presidiu uma reunião ordinária da Comissão, onde ele e  um outro membro, o Deputado Luiz Couto (PT-PB), aprovaram 118 projetos. Ou seja uma sessão vazia presidida pelo terceiro vice mais um, aprovando textos sobre temas como acordos internacionais, concessão de serviços de radiodifusão e regulamentação da profissão de cabeleireiro, segundo as informações divulgadas no Jornal Nacional.

Ainda segundo o noticiário, no início da reunião o Deputado Colnago anunciou: "Havendo número regimental, declaro aberta a reunião ordinária da Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania".

E prosseguiu: "Não havendo quem queira discutir, e em votação, os deputados que forem pela aprovação permaneçam como se encontram. Aprovado". Toda a votação dos 118 projetos durou tres minutos e 11 segundos. E ainda disse em tom de brincadeira: "Depois dizem que a oposição não ajuda".

Essa comissão presidida por Colnago é a mais prestigiada da Câmara, tem 122 deputados entre titulares e suplentes. Decidem entre outros temas, propostas sobre direitos humanos, garantias fundamentais e organização dos poderes. Acesse o link e veja a relação dos Deputados com fotos.

 http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccjc/membros                                                                                                                             

Ao final o Deputado disse ao repórter que 35 colegas membro da comissão assinaram a lista de presença e afirmou: " A sessão é válida porque está dentro do script do regimento, mas, com certeza, isso não contribui para o debate e, principalmente, para as decisões, muitas vezes importantíssimas, que a CCJ toma".

Essa é a qualidade dos nossos "CARISSIMO$" DEPUTADOS FEDERAIS. Em tempo, o parlamentar em questão foi eleito com decisivos votos de uma parcela do eleitorado colatinense.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

CASAGRANDE EM CONFUSÃO!!!

Os observadores da Política Capixaba estão querendo entender o que está difícil para ser explicado. Primeiro, no projeto administrativo em exercício, a política econômica do Governo é executada por remanescentes da administração passada e fiéis ao grupo de Paulo Hartung. O "núcleo duro" do Palácio tem convivido sem nehum incomodo a isso.Ok?

Segundo, o projeto político bem sucedido que culminou com a eleição do Governador mais votado da história do Estado do Espírito Santo, tem demonstrado que o PSB é um partido com vocação pra eleger Vices, porque até hoje não deixou claro o que pretende nos principais colégios eleitorais do Estado. E não esta invisível a pressão do grupo de Hartung em tentar inviabilizar as possíveis alianças para projetos políticos vitoriosos em 2012.

Esse episódio da não Filiação do Max por falta de consenso da executiva para quem esta de fora, a leitura que se faz é que a "fratura" interna do partido passou a ser exposta. E mais que isso, deixaram o Líder maior do Partido numa situação política muito delicada. Não é porque se tratava Max Filho, mas pela inabilidade e pequenês política como foi tratado o caso.

Se o nome de um político é suficiente para inviabilizar a governabilidade na visão de uns, na visão de outros pode mostrar o caminho para encontrar a melhor governabilidade também. Nesse contexto é que acontece o exercício da melhor ou pior política.  A impressão que passa é de que o governo ainda não conseguiu implacar a marca CASAGRANDE.

E o tempo ta passando....!!!


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O MISTÉRIO DO BANCO DETRÁS

Na solenidade de inauguração de uma Praça de Esporte e Lazer no Bairro Jardim Planalto em Colatina-ES,
o Governador Renato Casagrande chegou dirigindo o carro do Palácio Anchieta destinado ao próprio.

No banco detrás ele trouxe as autoridades políticas do município em pleno exercício dos seus respectivos mandatos, eram eles: O Deputado Federal Paulo Foleto-PSB, O Deputado Estadual Genivaldo Lievori-PT, juntamente com o Prefeito Leonardo Deptulski-PT.

Os bastidores da política municipal diante do quadro, especularam que já estava a caminho no "banco detrás", uma possível costura entre o PSB e o PT, visando a possibilidade do Secretário de Estado da Saúde o Dr. Tadeu Marino, vir a ser Vice na chapa do pré candidato Leonardo Deptulski à reeleição em 2012. Ou seja o PSB, partido do Governador ser Vice do PT em Colatina. 

Essa costura política, caso aconteça, será no mínimo curiosa. Mas, como Colatina é polo de "Altas Costuras", e a política não é uma ciência exata, tudo pode acontecer. Vide Bula que contra indicou a filiação de Max Filho no PSB por decisão do "núcleo duro do Palácio Anchieta".

O PSB está muito mistérioso!!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PSB DE COLATINA APOIA FILIAÇÃO DE MAX

A executiva socialista de Colatina, em reunião extraordinária datada de 08 de setembro de 2011, aprovou nota de apoio à filiação do Ex Prefeito de Vila Velha ao Partido Socialista Brasileiro. Assinaram a nota alguns membros da Executiva e do Diretório junto com os dois Vereadores eleitos em Colatina.

O PSB Colatinense entra nessa "polêmica", que em princípio nem devia existir, com o propósito de reafirmar a independência e autonomia partidária dos Socialistas na defesa dos seus quadros, segundo afirmou um dos que assinaram a nota.

Agora, a pergunta que não quer calar é: a quem interessa essa interferência contra a filiação de Max no PSB?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MOVIMENTOS DA OPOSIÇÃO

No dia 04 de Setembro - Domingo, aconteceu uma importante reunião de cinco partidos de oposição ao Prefeito Deptulski pré candidato a reeleição em 2012. Os Partidos são os seguintes: PPS,PV,PR,PSB e o PDT.

A reunião foi na área de festa da residência do presidente do PPS, o Pergentino deVasconcelos Júnior que por sua vez contou com a presença do Deputado Estadual Luciano Resende - Presidente Estadual do PPS.

O PR esteve presente com sua Direção Municipal e do pré candidato a Prefeito pela sigla, o Sr José Leal que fez a abertura da reunião e conta hoje com o apoio do PPS e PV. Esteve presente também pelo PR,o Deputado licenciado da Assembléia Legislativa como  Secretario de  Esporte Vandinho Leite, em apoio ao projeto político de oposição, exercendo a vice presidência do PR no Estado

Representando o PSB esteve presente o Deputado Federal Paulo Foleto e o PDT foi representado pelo seu presidente Estadual, o Deputado Josias da Vitória que também posicionou-se como pré candidato à sucessão municipal com apoio do PSB.
O PV contou com a presença do seu presidente municipal José Luiz Bernaduce de Souza - o Barbosinha, que na sua fala fez questão de afirmar, mais uma vez, que tem recomendação do Partido para ficar longe de coligação onde estiver a presença de Guerino Balestrassi, atual presidente do Bandes.

No atual cenário político essa é uma configuração politica  visualmente colocada. Existem tambem conversas bem adiantadas com o DEM, PSDB e O PMDB, segundo afirmou o Deputado Da Vitória. As conversas políticas irão prosseguir até chegar o momento certo das definições de candidaturas dentro da previsão legal do TRE.

O Deputado Luciano Resende saiu satisfeito com o trabalho de organização partidária sob direção do Pergentino Júnior, traçando novos rumos partidários em Colatina com reflexos na região do Noroeste. Prestigiaram essa reunião, militantes do PPS de Marilãndia, Governador Lindemberg e Sooretama. Estiveram presentes no evento 120 (cento e vinte pessoas aproximadamente), entre 10 hs e l4hs.