terça-feira, 13 de dezembro de 2011

POLÍTICA: VOCAÇÃO OU PROFISSÃO? II


Seria fora de propósito querer que o eleitor brasileiro identifique quem é político por vocação e exclua o político por profissão? Acredito que sim e ao mesmo tempo acho muito difícil.

Sim, porque o eleitor estando sempre participando das eleições, ele acaba melhorando sua percepção dos meandros da política. Por outro lado, a dificuldade consiste na falta de consciência política desse mesmo eleitor que na sua histórica cidadania republicana, culturalmente nunca foi estimulado a participar da vida política do seu País. Sempre foi convocado para votar nos pleitos eleitorais.

A escolha dos candidatos aos respectivos mandatos sempre foi uma articulação de bastidores, à revelia da vontade popular. Os nomes são escolhidos pelos "caciques" políticos que detêm o controle dos partidos ou coligações partidarias, ficando para o eleitor a obrigação de votar.

A representatividade do político que usa a política sem vocação, é como se o dententor do mandato fosse um representante comercial de algum segmento. Em contrapartida, como identificar um vocacionado para a política?

Por ex: As autoridades eclesiásticas - Padres ou Pastores -, são vocacionados para suas atividades religiosas ou espirituais. São chamados, em tese, para o sacerdócio por uma espécie de convocação divina. Depois são preparados teológimente para o cumprimento de suas missões.

Entretanto, hoje temos acompanhados pelos noticiários políticos, o interesse de vários Padres e Pastores, em  lançar suas candidaturas a Prefeitos municipais. Aí ficam algumas indagações na cabeça do eleitor: existe vocação política nesses novos atores da política? A vocação para o sacerdócil deixa de existir? Como seus fiéis seguidores na igreja vão entender que seu líder religioso foi, agora, vocacionado para a política, se anteriormente foi vocacionado para a vida sacerdotal?.  

Por isso é que existe vocação política, mas não é fácil identificar um político realmente vocacionado. Mas eles ainda existem.

3 comentários:

  1. Afinal de contas o que o ex - que não é ptista - esta fazendo na propaganda da tv do pt do Sr. Leonardo. O mesmo (ex) aparece como estivesse ensinando (???) alguma "coisa" ao atual prefeito. Outra, porque o GENIVALDO não aparece na propagando do seu partido ??

    ResponderExcluir
  2. Esse prefeito tem que parar de ficar dependente do governo federal , estadual e da imagem do prefeito anterior e mostrar para que veio. Só sabe mencionar ações citando apenas o
    Genivaldo, ex e bispo.

    ResponderExcluir
  3. No twitter.
    19 Dez » Leonardo Deptulski Justas homenagens da AMUNES a Paulo Hartung, Guerino Balestrassi e Renato Casagrande. Ricardo Ferraço e Rose de Freitas presentes. » LeonardoDep Leonardo Deptulski
    Inauguração da sede da AMUNES foi prestigiada por muitas autoridades, de todos os poderes. Hartung, Casagrande e Pedro Vals Feu Rosa.
    19 Dez
    -----------------------------------------------
    PS. A ordem de citação dos homenageados pelo prefeito feita pela AMUNES é interessante. Coloca o Sr. Paulo Hartung sempre em primeiro...ai ai.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário