quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

POIS É, POR QUÊ?


Para mudar Colatina."
"Para mudar a Política, 


Esse é o título do livro, cujo o texto é de autoria do escritor Adilson Vilaça, que narra a trjetória política de Guerino Balestrassi, desde quando ele idealisou junto com o seu grupo de "amigos", cúmplices, parceiros ou
aliados, para a tomada do Poder político do munícípio com sua eleição e reeleição a  Prefeito de Colatina.

Na página 133, nas últimas linhas, Guerino descreve o momento em que sua campanha etra no jogo de verdade, citando o grupo de sutentação de suas idéias e pretenções rumo ao Poder. Citou-os nominalmente: Marco Fontana, Edvaldo Vieira, Leonardo Deptlski, Liemar Pretti, Ferdinando Maim, Darli Nitz, Fernando Valverde, Genoefa Colmério, Cleuber Melotti, Frederico Freire...., e possívelmente outros que não form citados no livro.

O cenário político de Colatina era de terra arrasada e com suas lideranças desgastadas, porém, acomodados em terra de cegos, políticamente. Para dar encaminhamento ao seu projeto, precisava de um Partido político e o PSB (Partido Socialista Brasileiro), partido do Governador Casagrande, foi o esclhido. Balestrassi se filia e da início às alianças com os partidos com perfil de esquerda. O  partido só aparece, porque não existe candidato sem filiação a um partido.

O projeto era Guerino e seu grupo. Não existiu nenhuma discussão de cunho partidário, pelo menos o livro não da ênfase, nem cita vinculação partidária de  lideranças políticas no grupo. As alianças partidárias entre   PSB, PT,PSDB,PV...e outros, era por mera exigência da Legislação Eleitoral.

Pois é: Veio as eleições, Guerino Balestrassi de forma surpreendente, para os parâmetros políticos de Colatina se torna Prefeito. Rompendo com a tradição política do município, para construir uma nova forma de administrar a cidade. Segundo as avaliações das suas administrações, ele alcançou um sucesso extraordinário. Depois de oito anos de mandatos ainda fez seu sucessor Leonardo Deptulski, vencendo o candidato Paulo Foleto (PSB), apoiado pelo Ex Governador Paulo Hartung(PMDB) e O atual Governador Renato Casagrande que também é do partido Socialista. Isso não é pouca coisa.

Por Quê?:  O livro não cita mérito nenhum do PSB nesse projeto vitorioso; A divergência entre Foleto não foi possível ser contornada, mas foi possível para Guerino servir no Bandes ao Ex Governador Paulo Hartung no mesmo mandato em que também servia Paulo Foleto como Deputado Estadual; Continua no Bandes no Governo Casagrande; Chegou a pedir votos para candidatos de fora de Colatina para Dep Federal, na tentativa de derrotar Foleto; Tudo isso "para mudar a polítca, para mudar Colatina"? .

Pois é, por quê? Agora na reeleição do Prefeito Leonardo, a engenharia política executada pelo Deputado Estadual Genivaldo Lieveori e Balestrassi inclui o apoio do PSB de Foleto, que também pretende ser Candiato a Prefeito; Oferecem a Vice de Chapa para Tadeu Marino-PSB, Secretário da Saude do Governo; Será que estão mudando a política de Colatina?

Isso ainda é um projeto político para a Cidade, como pretende o livro, ou um projeto de poder de um grupo da Cidade? 
    

6 comentários:

  1. Respingou uma gota de ódio em rancor aqui em mim.

    Perdão PSB, coitadinhos.

    ResponderExcluir
  2. O Sr. esta equivocado, deduz por si proprio e faz conjecturas que o Genivaldo e pt vão ter apoios de outro partido. E que tudo é a mesma coisa. Ora se o psb rompeu com essa administração que tá ai e o proprio deputado federal como bem disse sofreu com o grupo ptistas, como pode afirmar que não se quer mudanças. Não podes afirmar aquilo que não esta confirmado jornalista.

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe me dizer se o Balestrassi, ex prefeito, esta filiado em algum partido politico ?

    ResponderExcluir
  4. “Essa avaliação nos deixa felizes e tenho certeza que a avaliação da administração também vai melhorar à medida que as grandes obras começarem”, apostou Deptulski.

    -----------------------------------------------
    Começar ?? Porque o prefeito deixou essas grandes obras para começar somente agora?? E vai dar tempo para terminar tambem na sua gestão ?? ou é começo para dar sensação apenas de que esta sendo feito algo na vespera que antecede a eleição ? acho que quer fazer firula somente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário