segunda-feira, 12 de março de 2012

POLÍTICA "TRANSGÊNICA" EM COLATINA


Nos bastidores da Política em Colatina, a situação está de "Vaca estranhar bezerro", como diz o ditado popular muito conhecido da comunidade da área rural. O prefeito da cidade Leonardo Deptulski é do PT. O ex-prefeito Guerino Balestrassi que elegeu Leonardo como seu sucessor, foi do PSB; Quando divergiu da Esxecutiva Socialista, e ficou sem partido em 2008. Em 2009 e 2010 ensaiou uma filiação no PMDB e não obteve sucesso.

Em  uma outra articulação política, Guerino filiou-se no PV na tentativa de viabizar sua candidatura a Deputado Federal, a Senador e no final até a Deputado Estadual com concordância do atual Deputado Genivaldo Lievori em retirar sua candidatura pelo PT, e também não conseguiu. Tudo isso segundo informação do Partido Verde.

 Depois de divergências com o PV, Balestrassi se desfilia e fica novamente sem partido. No final de 2011, depois de novas tentativas frustradas de filiação no PMDB, Guerino filia-se no PTB. Hoje, o partido que dá sustentação e respaldo ao Guerino, na condução da articulação política entre os partidos que formarão a coligação no projeto de reeleição do Prefeito Leonardo em 2012.

O curioso é que Balestrassi é aliado do Ex Governador Paulo Hartung e ao mesmo tempo pertence ao partido do arqui-inimigo de Hartung, o também Ex Gov Max de Freitas Mauro. Essa falta de vínculo ideológico ou compromisso partidário muito comum nas nossas lideranças, de uma maneira geral, tem sido um fator impeditivo da melhoria na qualidade política, deixando o nosso regime menos transparente em sua representatividade.


Infelizmente não se percebe boa vontade no Congresso Nacional em promover uma reforma política capaz de priorizar os Partidos como "foro" dos debates políticos, hoje centralizado em pessoas ou grupos de líderes decidindo os destinos de Municípios, Estados e a Nação.

Na administração municipal de Colatina, não cai uma folha na cidade que o Guerino não tenha participação no evento. Logo, todos os resultados, positivo ou não, do projeto administrativo em exercício é também de responsabilidade dele. Só que o projeto político que fez história política no Município desde 2001, com a participação do PSB/PT e outros..., hoje, está genéticamente modificado por um processo político "transgênico", conduzido por Balestrassi/Deptulski, com objetivo de manter "o grupo" no Poder.

Os Partidos políticos já estão todos devidamente regularizados junto ao TRE, só falta saber quais e quantos vão dar sutentação aos interesses do "histórico grupo"

7 comentários:

  1. Administraçao do Guerino já vinha dando sinais de esgotamento. Já tinha provado que não conseguia o que o colatinense mais precisa. Atração de empresas para o município. Mas consegiu atrair com muito esforço 3 presídios. Leonardo assuniu e deu continuidade a mesma forma de governo. A culpa não é dele Leonardo. Mas de um governo que já deu o que tinha que dar para a cidade. Agora é entender que esse ciclo acabou e que eles estão atrapalhando a cidade. Talvez essa seja a maior contribuição de um estadista. Entender que já deram a sua contribuição. mas como tudo na vida os governantes também tem data de validade. Alternãncia já.

    ResponderExcluir
  2. Que sacrificio para o prefeito chamar o PSB para ser o seu vice hem ??
    O partido do PSB tem o lider nas pesquisas e o governador Casagrande , seria muita "alegria" mesmo para aceitar. tá bom.

    ResponderExcluir
  3. A gazeta -
    O deputado Paulo Foletto é do PSB, mesmo partido do governador Casagrande. O senhor espera alguma mobilização para evitar o confronto?
    Estamos trabalhando no entendimento. Entendo que Foletto tem um mandato de deputado federal e Da Vitória de deputado estadual. Por anos, não tivemos representantes no parlamento e a cidade ficou no atraso. Se essas pessoas podem trabalhar pela região, é melhor. Seria ideal compor uma chapa com o PSB. Estamos dispostos a discutir a posição de vice com eles.

    ----------------------------------------------

    muito muito interessante essa fala AGORA do prefeito. Seu grupo e ele vivem dizendo que o Da Vitoria e Foleto nunca trouxeram nada para Colatina e depois da pesquisa muda´o tom da conversa ?? desespero faz coisas. carpiem die.

    ResponderExcluir
  4. Só me pergunto , até quando ???

    Porque todo povo tem o governo que merece...espero que Colatina acorde e renegue esse "grupo"...

    ResponderExcluir
  5. Eu já sabia , agora o Foleto É O NOSSO DEPUTADO FEDERAL e seu trabalho é fundamental em Brasilia, né ptistas??. Nada como um dia atras do outro para queimar essa lingua , que por sinal não é mais vermelha não.

    ResponderExcluir
  6. A gazeta .
    Há controvérsias
    Guerino considera que ajuda mais Colatina no Bandes do que como candidato. Aliás, por essa mesma lógica, ele acredita ser importante que Paulo Foletto (PSB) siga como deputado federal e não dispute a prefeitura. Será que Foletto também pensa assim?
    --------------------------------------------
    Guerino NÃO TEM que achar nada do Foletto. O que ele achou já foi mostrado na campanha para deputado, quando pediu votos para todos os outros, menos para o Foleto. "Por que não te calas ex".

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário