quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tsunami político

A onda política do Gov Paulo Hartung, onde vários políticos do Estado vinham surfando, potencialisou um enorme Tssunami arremessando os que pegavam essa onda na praia. Todos ainda estão tentando entender o que aconteceu, uma vez que a metereologia política previa mar calmo para quem surfava na onda política do Condomínio PH.

No Caso específico de Colatina, a reflexão é contínua sobre o que fazer daqui para frente. Essa turbulência política deve, pelo menos, colocar a política em debate na cidade. Como sempre, não existe vida político-partidária nem em ano e eleições. Os Partidos vivem sem militância e a reboque do personalismo político.

A nossa liderança política, o Ex Prefeito Guerino Balestrassi do PV, tenta sobreviver às ondas com sua “prancha política”. Ele encontra dificuldades para viabilizar sua candidatura ao Senado pela falta de coerência político partidária para o atual cenário, pois não podemos chamar de conjuntura política essa turbulência criada pelos últimos movimentos do Governador Paulo Hartung, o principal avalista político de Balestrassi.

Coerência é o termo da moda usado pelo técnico Dunga para convocar a Seleção Brasileira, se vai ganhar nós só vamos saber depois que começar os jogos. Na política esse critério também deveria ser usado. Os políticos errariam menos e seriam mais confiáveis.

O grande beneficiado desse maremoto, foi o Senador Renato Casagrande que não arriscou pegar onda quando a situação estava mais para pegar um barco “salva vidas”. O seu sucesso até agora deve-se, diferente dos demais atores políticos, ao controle da sua personalidade política construída em base partidária sólida através da sua histórica militância no Partido Socialista Brasileiro.

O que fica de lição é que está cada vez mais difícil fazer política só nos bastidores sem combinar com o eleitorado. Decisões acertadas através dos gabinetes só atendem às conveniências pessoais. Projetos políticos que visem o bem de uma coletividade devem ser debatidos via Partidos Políticos.

Por fim a metereologia política informa que o tempo por estes dias permanecerá estável, com alguma nebulosidade, mas, maiores conseqüências.

Colatina 13 de Maio de 2010

Luiz Carlos da Silva – Jornalista e Cel RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário