terça-feira, 10 de agosto de 2010

Polo Eleitoral de Colatina

 O mapa eleitoral dos municípios que formam o polo regional liderado pelo Municipio de Colatina, conforme dados do TRE, a distribuição dos eleitores por município é a seguinte:

Colatina - 82.219, Baixo Guandu 24.918, Pancas - 15.685, Marilândia - 9.491, Gov. Lindemberg 8.707, São Domingos do Norte - 6.899 e Alto Rio Novo com 5.590, totalizando 153.509 - cento e cinquenta  tres mil e quinhentos e nove eleitores.

Segundo o IBGE/ 2006, o número de habitantes nessa região é de 195.644 para uma área de 4.322.266 km². O Município que lidera com maior número de eleitores é Colatina, acompanhado por B. Guandu e Pancas. Os tres somam 122.822 (cento e vinte e dois mil, oitocentos e vinte e dois eleitores) que teóricamente já dariam para elegerem tres Deputados estaduais e um Federal.

 Entretanto, como em política o que pesa é o jogo de interesses das lideranças ou grupos, em prejuizo do bem comum da região, acaba os votos dispersando para candidatos que só aparecem para "receberem" os votos, de eleição em eleição.

 Lutar para eleger um representante morador da região deve ser um guerra constante composta de várias batalhas. O que considera-se inadimíssivel é deixar de eleger uma liderança da região por "pirraça política" entre as lideranças regionais, deixando o eleitorado frustrado. 

Aí é o fim da picada!!!

6 comentários:

  1. A administração local é extremamente dependente do ex prefeito, o atual não consegue se projetar politicamente . Estes não toleram que outros atores politicos se projetem na cidade. Colatina não pode ficar na retaguarda , sob a batuta de um grupo que administrava como se fosse dentro de um curral.

    ResponderExcluir
  2. Uma VERGONHA sem tamanho o prefeito, ex prefeito e ptistas pedindo para a população de Colatina não votarem no candidato a deputado federal por Colatina que é o Dr.Paulo Foletto.
    Essa turma deveria pensar no momento politico atual e não em 2012.

    ResponderExcluir
  3. É MEDIOCRIDADE mesmo, o prefeito não tem peso e nem " grandeza" politica para entender que um deputado federal de Colatina projeta o municipio no contexto federativo . Mas interessante mesmo é que os proprios eleitores do atual prefeito divergem do mesmo quando o assunto é eleger o deputado federal por Colatina. Entenderam que errar duas vezes seria muita idiotice em dois pleitos.

    ResponderExcluir
  4. ES sem Lixão avança no noroeste. Hoje aconteceu reunião da Câmara Técnica do CONDOESTE - Consórcio Intermunicipal.
    5:02 PM Aug 19th via web.
    ==============================================
    Prefeito de Colatina no Twiter.

    Seria interessante dizer OS MUNICIPIOS DO NOROESTE AFASTAM O LIXÃO QUE AVANÇA PARA COLATINA.

    ResponderExcluir
  5. O que me mais me admira nisso tudo, é a falta de grandeza e administração vinda dessa administração!
    Uma pergunta que não quer calar, se o Guerino viesse candidato ao Senado, será que a administração estaria com o mesmo discurso?De pedir voto pra candidato de fora, que vergonha!
    Que seja Foletto, Da Vitória, Genivaldo etc....Mas que a população vote em Candidato de Colatina, nossa cidade merece!Sai fora Guerino e Leonardo com esse discurso ridículo!

    ResponderExcluir
  6. sao roque do canaa tambem deve fazer parte desse contexto. Afinal somos vizinhos,ou estou enganado....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário