quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O ANALFABETO POLÍTICO


Bertolt Brecht, influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, que viveu de 10 de Fevereiro de 1898 a 14 de Agosto de l956, nos deixou de brinde essa "pérola" de texto como alerta sôbre os riscos da não participação do cidadão na política. Há mais de sessenta anos passados, Bertolt escreveu o seguinte:  
            
                             "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas."
                             "O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Portanto, não é muito difícil de entender porque as pessoas que compõem a massa eleitoral é tão manipulada pelos políticos. Alguns diriam  que a culpa é do eleitor que permite. Mas, e os partidos políticos? O que eles estão fazendo?

Os partidos políticos tem por obrigação fazer a conscientização política do eleitor através de debates, sôbre as conjunturas e ideologias politicas. Mas infelizmente, a preocupação partidária é formar o melhor grupo de Poder pelo Poder em cima da alienação política do eleitor. Daí a indignação de Bertolt Brecht desde o século passado.  

Transportando para os tempos atuais. é comum ver personalidades, na vida pública, sem filiação partidaria, cacifados políticamente para atuarem como "puxadores" de votos, para o projeto de poder que melhor atender seus interesses.  Aí começa o Vale Tudo, podendo até transformar-se em um "Polvo" político.

O bem comum da Sociedade a gente discute depois que ganhar as eleições.

3 comentários:

  1. O ex prefeio Guerino lançou uma carta a sociade Colatinense dizendo que a culpa de sua não participação como candidato ao senado é do Paulo Foleto e tal e tal;
    Fico pensando se o candidato ao governo Renato Casagrande não tivesse dado a reviravolta e saido por cima, o que o Guerino teria feito com PF.

    ResponderExcluir
  2. 23/09/2010 às 17h02
    Suely Vidigal e Ledir Porto no topo da lista dos mais denunciados no TRE-ES.
    -----------------------------------------------
    Tem ex politico ai pedindo votos para a Suely dizendo que será a deputada federal por Colatina. Tem que escolher melhor suas opções. Colatina não merece eleger candidata desse tipo.

    ResponderExcluir
  3. e aí companheiros vamos assumir nossos candidatos ??

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário