quarta-feira, 23 de março de 2011

AVALIAÇÃO DA PESQUISA FUTURA-2011 EM COLATINA



As pesquisa de opinião do Instituto FUTURA tem sido, ultimamente, uma bússola de orientação política para opinião pública do nosso Estado do ES. Entretanto, em alguns requisitos ele soa como uma espécie de manipulação da cabeça do eleitor, considerando que a maioria do eleitorado brasileiro não tem um bom  nível de conscientização política.

Mas, é inegável o mérito do Instituto de pesquisa quando o assunto está dentro do cotidiano administrativo e na consciência do eleitor, como uma avaliação do trabalho do Prefeito na execução de um projeto debatido na campanha eleitoral. Isso possibilta ao Executivo avaliado fazer suas correções ou ajustes para um melhor desempenho do mandato.

A pesquisa realizada pelo Instituto Futura no município de Colatina consiste num trabalho de 67 páginas trazendo todos os detalhes de avaliação, tanto do projeto político quanto do Administrativo em Colatina. O resumo dos resultados da pesquisa que tentam sinalizar o que poderá ser o processo eleitoral 2012 é o que segue abaixo:  

Intenção Estimulada para prefeito de Colatina – Cenário 1
Opções (%)

Paulo Foletto 42,9; Leonardo Deptulski 14,6; Josias Da Vitória 12,4;
Marcelino Fraga 9,8; Décio Rezende 3,7
Ninguém/Branco/Nulo 8,3
NS/NR/Indeciso 8,3
Total 100
Número de entrevistas: 410

Intenção Estimulada para prefeito de Colatina – Cenário 2
Opções (%)

 Paulo Foletto 36,6; Guerino Balestrassi 27,1; Josias da Vitória 11,5;
Marcelino Fraga 9,0; Décio Rezende 2,9
Ninguém/Branco/Nulo 4,9
NS/NR/Indeciso 8,0
Total 100
Número de entrevistas: 410

Intenção de votos espontânea para prefeito de Colatina
Opções (%)

Paulo Foletto 15,9; Leonardo Deptulski 9,5; Guerino Balestrassi 8,0;
Josias Da Vitória 5,9; Marcelino Fraga 3,4; Décio Rezende 2,4
Ninguém/Branco/Nulo 6,1
NS/NR/Indeciso 46,1
Outro 2,7
Total 100
Número de entrevistas: 410

Agora quando a pesquisa visa o projeto político para 2012, ela mostra o que o eleitor comum não percebe a primeira vista. Por exemplo: Na intenção espontânea de votos, 46.1% dos eleitores entrevistados estão indecisos. Já na intenção estimulada de votos o número de indecisos cai para 8.3%, porém, as razões da indecisão não é objeto da pesquisa.

Logo podemos especular baseado em  algum raciocínio lógico. Primeiro, o universo da pesquisa foi delimitado com base nos últimos candidatos a Prefeito em 2008. Acrescentou-se a opção Guerino Balestrassi no cenário 2, por ter sido o condutor da vitória do Leonardo e administrou o município por dois mandatos; Segundo, ninguém dos citados na pesquisa, até agora assumiu publicamente sua candidatura a Prefeito, até porque existem restrições do TRE; E por último o debate eleitoral ainda não está sob o domínio do consciente imaginário do eleitor. Essa discussão está ainda nos terrenos movediços dos bastidores da política.

Resumindo, a pesquisa é válida como uma sinalização para 2012, porém, o serviço de meteorologia política para Colatina prevê de tempo instável à tsunami político para o próximo ano, sem terremotos. Pelo menos por enquanto...!





 

5 comentários:

  1. A visita de Obama deve fortalecer o Brasil como protagonista de um novo mundo multilateral, sustentável e sem uso da guerra. Civilização!
    2:20 PM Mar 20th via Mobile We=============================================

    É mesmo sr. prefeito? A interferencia do seu Obama em paises como a Libia é o quê? Há, tem Vietinã, Afeganistão, Irã ,Iraque e ....

    ------------Cala a boca --------------------

    ResponderExcluir
  2. Reunião com Gov. Casagrande consolida Pólo Industrial de Colatina. Empresa Bertolini participou e será ancora para outras.
    about 21 hours ago via Mobile Web ------------------------------------------------------------
    Qual pólo prefeito ?? Tá contando com a empresa Bertolini como favas certa ou é mais um factóide como foi a empresa shultz e bla e bla.
    Outra coisa, para ser um pólo, mesmo com a tal bertolini, não fica caracterizado nenhum pólo no municipio, porque o restante das empresas existentes em Colatina são de mais de vinte anos . Então me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. é INACREDITAVEL a parceria entre assedic E administração de Colatina. Os novos empresarios "esquerdistas" conseguiram engolir o pt literalmente. Mas cadê os parceiros ligados aos setores populares que o pt tanto cantava e decantava ?? é, refresco nos olhos dos outros é pimenta ...e bem VERMELHA né pt.?

    ResponderExcluir
  4. e vergonhosa e falta de etica com o eleitor colatinense pois votamos em um para camara federal os outros dois para assembleia e nossa cidade esta agora se fortalecendo no cenario nascinal e este caras ainda querem fazer o e leitor de idiota lancando seus nomes a prefeitura mas vao ter a resposta nas urnas lugar de deputado e na assembleia o colatina nao tem ninguemcompetente poque esses caras tao mal intecinados cuidado colatinense

    ResponderExcluir
  5. A Bertolini é uma empresa de ponta e ótima para trabalhar.................

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário