terça-feira, 26 de julho de 2011

PONTE DA "AGONIA"


A Ponte Florentino Avidos de Colatina, que liga o centro ao Bairro de São Silvano, a outros municípios e Estados, está parcialmente interditada desde novembro de 2010, por determinação do Juiz da Vara da Fazenda Pública de Colatina, Menandro Taufner Gomes.

Determinou também  que o Estado e a Prefeitura de Colatina providenciassem as reformas emergenciais e imediatas para acabar com os riscos. em caráter liminar, motivado pelos riscos de desabamento, devido a danos na estrutura da ponte.
Que a Prefeitura e a Polícia Militar adotassem providências no sentido de permitir o tráfego apenas de veículos leves na ponte; E que a fiscalização e vigilância fosse durante 24 horas nos dois pontos de acesso, proibindo rigorosamente o tráfego de veículos pesados. A decisão do magistrado exclui ônibu circulares de transporte intramunicipal.

Ao mesmo tempo, estabeleceu pelo mesmo prazo de 10 dias, para que o Município apresentasse um plano de Reforma Urgente da Ponte, com cronograma detalhado e prazo para execução preestabelecido.

A decisão do Juiz, atende ao Ministério Público que ajuizou a Ação Civil Pública contra o Município de Colatina, pedindo a restauração imediata da ponte, tendo em vista que uma inspeção realizada pelo CREA-ES, constatou que:

"a estrutura antiga e arcaica da Ponte Florentino Avidos, inaugurada em 1928, estaria seriamente abalada, havendo riscos de desabamento ou rupturas, cujas consequências seriam catastróficas, inquantificadas e imprevisíveis".

O magistrado fixou um multa diária de 4 mil em caso de descumprimento das determinações, a ser executada após o trânsito em julgado da decisão, "sem prejuízo do processo por Atos de Improbidade Administrativa, prisão em flagrante ou encaminhamento para lavratura de termo circunstanciado pelo crime de Desobedência ou até mesmo Prevaricação".

O Juiz Menandro Taufner finalizou, determinando que a Defesa Civil do município fique atenta à necessidade da interdição completa da Ponte, em caso de condiçãoes climáticas adversas, como fortes ventanias, cheias e enchentes.

Já se passaram quase nove meses de interdição e nada  foi   feito de reparos na ponte. Na administração municipal há quem defenda o início das obras para depois das eleições municipais, para que não influencie,  negativamente, em uma possível reeleição do atual Prefeito Leonardo, uma vez que os trastornos causados irritariam os eleitores em prejuizo para campanha.

Por outro lado, no município não existe a Coordenadoria de Defesa Civil estruturada, como não existe na maioria dos municípios. Não seria o caso da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil fazer uma avaliação da atual estrutura da ponte para melhor conscientização dos possíveis riscos?

9 comentários:

  1. Ficaria melhor o titulo assim :A ADMINISTRAÇÃO DA AGONIA.
    Parece que o Dr. Juiz foi-se embora de Colatina e a ponte continua pior do que estava , ou seja, desabando igual ao pt local;

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Todo seu enrredo eu também já estou acompanhando a algum tempo.
    É importantissimo que tenhamos preocupação com a segurança e bem estar de nossa cidade.
    Se possivel gostaria de conversar com o Sr. pelo e-mail. (falecom@marinelson.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Maluf aluga imóvel para o governo
    Deputado recebe R$ 1,3 milhão por ano do Ministério da Fazenda
    26/07/2011 - 22h03 - Atualizado em 26/07/2011 - 22h03
    -----------------------------------------------Esse Governo do pt não era inimigo nº. 01 do Maluf ?? Eta Governinho ruim quanto as questões éticas e morais hem ?? Tenta superar essa falta nas ações de ordem fisiologicas , como nas bolsas familias.

    ResponderExcluir
  4. Deu hoje - dia 30 - na TV noroeste gazeta o multirão de pessoas que ajudaram a limpeza da escola municipal Caic. Se depender da prefeitura o mato e a sujeira que existiam no local continuaria por muito tempo ainda. É muito comôdo terceiros fazer aquilo que é de responsabilidade do poder publico. "Só o povo ajuda o povo" não é pt ?? .

    ResponderExcluir
  5. PARTE DA AGONIA 1:

    sR. PREfeito, o que esta fazendo de efetivo para a reconstrução do IATE Clube ?? Vai fazer algo de concreto ou deixar o "concreto" do citado clube desmoronado ?.

    ResponderExcluir
  6. INTERESSANTE A QUANTIDADE DE PARTICIPAÇÕES e PEREGRINAÇÕES QUE O PREFEITO FAZ EM EVENTOS SOCIAIS, ADMINISTRATIVOS E SUPOSTAMENTE POLITICOS PELO ESTADO. mAS PROJETOS EFETIVADOS para o municipio QUE É BOM É = NADA. Vá gostar de participações asssim hem .

    ResponderExcluir
  7. SeculoDiario.
    Balestrassi muda domicilio eleitoral
    e vira mais uma opção para Hatung
    Disputando em Vitória, Balestrassi enfraquece a campanha à reeleição em Colatina de Leonardo Deptulski (PT).
    -----------------------------------------------

    OPs- Tá saindo para não ficar com a responsabilidade do fracassado emprestimo que fez ao Sr. Leonardo. "Era feliz e não sabia".

    ResponderExcluir
  8. LRF - Alerta.

    A gazeta em 06 de agosto de 2011

    Entre as 20 prefeituras alertadas por fecharem as contas de 2010 com mais de 48,6% de despesas com pessoal estão: Castelo, Cachoeiro, Cariacica, Colatina, Fundão, Guarapari e Serra. Ao todo, são 35 municípios com problema.
    =============================================
    PS.
    A contratação de comissionados é o "cancer" da administração publica.

    ResponderExcluir
  9. Twiter.
    LeonardoDep Leonardo Deptulski
    Participei da visita/palestra da Ministra Tereza Campelo, do Ministério do Desenvolvimento Social, sobre Cadastro Único, em Vila Velha.
    3 de agosto.

    -----------------------------------------------

    Tô falando - tô falando. É muiita participação sô.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário