sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


A 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social Foi realizado no dia 25 de Janeiro (quinta-feira), no Auditório da Câmara Municipal de Colatina, promovida pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania do Município, tendo como Presidente a Secretária da pasta, a Sra. Maria Júlia Rosa Chaves Deptulski.

A Conferência contou com a participação de mais oito municípios além de Colatina, da região norte e noroeste: Montanha, Itaguaçú, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Jaguaré, Marilândia, Governador Lindemberg e Santa Teresa.

Seguindo as orientações gerais da Comissão Organizadora Nacional sobre Transparência e Controle Social e em conformidade com um Texto Base, a Conferência promoveu debates baseados nos seguintes eixos orientadores:

Eixos: I- Promoção da transparencia pública e acesso à informação e dados públicos; 
        II- Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
      III- A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
      IV- Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

O tema central da 1ª Conferência Regional: "sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública".

Foram eleitos 13 Delegados para representar o município de Colatina, na Conferência Estadual sobre  Tranparencia e Controle Social. Esse Blogueiro, que na ocasião representava o Lions Club Rio Doce, também foi eleito Delegado representante da sociedade civil.

 A Conferência Estadual acontecerá nos dias 01,02 e 03 de março de 2012 em Vitória, onde serão tirado propostas e Delegados para a Conferência Nacioanl a ser realizada em Brasília. Todos os inscritos que participaram da Coferência Regional receberam Certificados de participação.

2 comentários:

  1. Esse negocio de transparência no setor publico se revela sempre um engôdo. Agora mesmo, vemos na tv noroeste(gazeta) propaganda em que o prefeito municipal junto com o seu vice governador fazem previsões da construção de um vão e melhorias sobre a ponte Silvio Avidos. Que bom. Ocorre que a propaganda o que parece é bancada pela CDL (?), a mesma instituição onde existem "aqueles" que, segundo consta noticias publicadas, estariam sendo beneficiados por incentivos e doações de areas publica (??). seria mais legal se membros da propria CDL aparecessem no ar para dar o recado sobre a malfadada ponte e não bancar para dar aparição politica a administração, que se quiser que banque sua propaganda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cel. Luiz Carlos, o seu blog deveria ser reconhecido como de utilidade pública. Estive lutando para que o CONSOCIAL fosse realizado em nosso município desde setembro de 2011, pois, através do mesmo o município se auto credencia para receber junto ao governo federal uma verba no valor de até R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Só lamento que após trazer todas as informações para a Secretaria de Ação Social e cobrar para que o evento fosse realizado, esqueceram do de me convidar - rsrsrsrs.
    Abraços
    Pr. Rogério

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário