segunda-feira, 9 de abril de 2012

DEPTULSKI: DESAFIOS NA REELEIÇÃO


O projeto político que elegeu Leonardo Deptulski (PT), a Prefeito Municipal de Colatina, se deu em uma conjuntura politica bem mais favorável em relação aos dias de hoje. Teve a seu favor o Ex Prefeito Guerino Balestrassi muito bem avaliado, tanto ele quanto a sua administração, da qual Leonardo era o seu Vice.

Do outro lado, uma oposição literalmente dividida em tres candidatos a Prefeito: O PSB com Paulo Foleto, o PDT com Josias da Vitória e o PSOL com Décio Resende. A coligação de Partidos que apoiou a eleição de Leonardo tinha mais visibilidade política do que a oposição.

O reconhecimento do projeto administrativo que deu a reeleição de Guerino era visível no eleitorado, apesar da divisão interna no PSB entre o Deputado P. Foleto e o Prefeito Balestrassi, que se desligou do partido em consequência das divergências. Ainda assim, o Leonardo saiu vitorioso com a tese de continuidade.

O resultado das eleições, em 2008, segundo dados do TRE, foi o seguinte: Leonardo Deptulski (PT) com 30.694 votos; Paulo Foleto (PSB) com 26.338 votos; Josias Mario da Vitória (PDT) com 5.018 votos; E por último o candidato do PSOL Décio Resende com 2.139 votos.

Percebe-se que a soma dos votos dos candidatos da Oposição à Eleição do Prefeito Leonardo, totalizaram 33.485 votos. Logo, a tese de continuidade administrativa já dava sinais de fragilidade. E que a oposição ao se dividir em tres candidaturas, favoreceu a vitória do grupo liderado por Guerino Balestrassi, então Prefeito.

hoje, um grande desafio para a reeleição de Deptulski, é construir um projeto político capaz de sustentar, perante o eleitorado Colatinense, a tese de continuidade da administração por mais quatro anos, e caso saia vitorioso, serão 16 anos de comando do grupo a frente da Prefeitura, no final do mandato em 2016.

E finalmente, o outro desafio para oPrefeito Leonardo, será decidir se  vai assumir o papel principal na campanha, ou continuará sendo coadjuvante político do seu antecessor. Por exemplo: A Presidente Dilma do PT, foi eleita pelo seu padrinho Ex Presidente Lula. Porém, já imprimiu sua marca como "Presidenta" desde o primeiro ano de mandato, tomando todas as atitudes que julgou necessárias e por força do mandato, sem deixar de manter a reverência ao seu Padrinho.

No caso de Colatina, não parece ter acontecido a mesma coisa.

9 comentários:

  1. Acompanhando diversas postagens no FACEBOOK e também outros sites onde as pessoas relatam que em Colatina está havendo a formação de um BLOCO de união ( em relação a política para Prefeito em 2012)....aí fica a pergunta...para que e porque??? pois nosssa cidade precisa de nossos políticos o ano todo e todos os anos, não somente no ano eleitoral....porque esse BLOCO não está junto com nosso Prefeito em prol de nossa cidade e nossa família durante todas as dificuldades , e porque somente agora essas pessoas querem aparecer. Temos que levar a sério e dar apoio a quem está na linha de frente, brigando e lutando pelo povo, e começar a ver essas pessoas que possuem a receita mágica e fica torcendo e fazendo de tudo para que algo dê errado, e muitas das vezes fazendo as coisas dar errado para se aproveitar da stuação....qual é o real interesse? será que é pessoal? - Meus caros , política se faz para o bem do povo e o povo precisa de BLOCOS todo o tempo... fica aí para reflexão......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu jovem, digo meu jovem por que é um pensamento romantico. Gostaria que entendece que a ideia de agrupamento é sempre assim. Quem está precisando sempre usa esse argumento que vc está falando. Por exemplo quando o Pref. Leonardo em 2010 teve a oportunidade de apoiar Dep. Paulo Folleto nas eleições e o então candidato pediu apoio e disse que não seria candidato a prefeito e se Leonardo o apoia-se ele iria apoialo em 2012. Leonardo disse que iria pensar e o grupo iria decidir(quando Leonardo fala grupo vc deve entender o que o Guerino achava disso). Até hoje o Paulo está esperando a resposta. Então minino, se aprefunde nos conhecimentos, parceria é bom quando é bom pra 2. Não pense que está abafando com essa conversa de união. Se não está legislando em causa própria vc ira perder alguma coisa com a saida de Leonardo. Até por que somente quem o defende são os cargos comicionados(que não são poucos) ou prestadores de cerviço, por que cidade...

      Excluir
  2. Sei não prezado. Quando que o Sr. prefeito chamou de forma concreta os deputados Da Vitoria e Foleto para conversarem o bem da nossa cidade ? Parece que nunca, mas agora que o troço ta apertando para ele quer mudar o discurso. assim é facil né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nosso amigo que está defendendo a união. União não acontece em momento eleitoral, no momento eleitoral se constroi parcerias para ganhar eleição. a união se constroi atravez dos tempos. E isso o Leonardo teve 3 anos e meio para fazer. agora veem com essa conversa. O barca está afundando e tem gente quem me disse que isso iria acontecer, por que a forma do PT governar iria levar a cidade para uma rota contaria do desenvolvimento. Que pena que não o ouvi.

      Excluir
  3. A propagando na TV do "PT"b, ficou na fala do ex prefeito que era do psb em dizer sobre realizações da prefeitura de Colatina, sendo que o ptb em nada contribuiu para "inovar" a cidade como disse o ex. Bem, e quanto aos idearios do partido dos trabalhistas ficou evidente na propaganda que essa é era mais dos trabalhadores. A fala do ex ficou sem um minino de contexto partidario, e ainda mais de ter falando de obras ( periodo eleioral), sendo como disse "as obras" não são do partido da progand. Deveria falar mais sobre ações partidarias e suas representações.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, chamar os deputados de forma concreta para conversarem o bem da nossa cidade, mas como? como toda essa ganância de poder que visivelmente transpiram nossos deputados? realmente é inconcebível. Quero deixar bem claro que minha opinião é tão somente de um cidadão colatinense que realemnte ama a cidade e principalmente preocupado com o futuro político. Particularmente acredito no bom trabalho apresentado pela atual administração e penso que para Colatina, atualmente, a melhor coisa a se fazer é manter a atual administração, tendo em vista os melhoramentos que a cidade desfruta. Ai novamente pergunto, como ficaria nossa representação federeal com o Foleto assimindo a prefeitura de Colatina? até mesmo porque o suplente dele não possui nenhuma ligação com nossa região. E ainda um agravante, com relação a atual posição do foleto na Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização divulgada por ele mesmo, trazendo como posição estratégica para emplacar recursos prioritários para nosso Estado. Fica novamente a reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Ganância dos deputados é ? interessante a sua percepção unilateral em relação aos deputados. A ganãncia esta dentro da sua prefeitura prezado, com essa turma que não quer largar o osso ha 12 anos,e fazendo a mesmice. Ex ?? Contratos e subvenções divulgados recentementes pelo jornal a gazeta que esta sendo dado aos "amigos". Se tem mais, lógico que sim. Agora esse seu discurso já esperado que o Foleto tem que ficar em Brasilia, e que é "seu" deputado e tambem dos ptistista é algo risivel. Outra o suplente é da região sim. e de Ecoporanga , região noroeste ok. Vcs NUNCA gostaram do Foleto e agora ficam nesse jogo de apelo para ele ficar em Brasilia e que vão implorar ao Casagrande para manter a união e bla e bla. União de vcs são os denominados novissimos empresarios de visão neoliberal , Genivaldo, ex e Bispo.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom gostei muito de seu posicionamento. Vamos pensar na cidade então. Vamos fazer um acordo. Manteremos os nossos Dep. Ferderal e Estadual na camarã e na assembleia e por outro lado vamos mudar o profeito. Vc há de convir que na medida que uma administração tem 31% de aprovação e o prefeito tem em torno de 22% a população não está satisfeito concorda? Pense comigo para quer ter deputados se não são alinhados com o prefeito. E para que ter prefeito se não se alinhos com os Dep. Creio que a proposta é justa.

    ResponderExcluir
  7. Recebi este e-mail de um tal de "fransilvania@hotmail.com":

    E o coronel luiz bundinha, outrora cicerone do coronel ferreira em colatina, segue firme em sua cruzada contra o prefeito Leonardo, é claro que ele não engana ninguém, seus artigos são fracos, pobres de conteúdo,típico de alguém magoado por ter sido num passado recente dispensado do cargo que ocupava na prefeitura por sua natural inapetência ao trabalho.

    Segue minha resposta para esse "anônimo":

    Engraçado que quem nos parece magoado é você.
    Isso é jornalismo político, se não está satisfeito diga ao Sr. Prefeito Deptulski pra então não se candidatar a nada... quem está na chuva é pra se molhar e não me parece que você tem gostado de ser molhado....

    Por que você não faz o seguinte então:
    Pare de tentar diminuir o Cel. Luiz Carlos com palavras inexistentes sobre a pessoa dele e coloca o seu nome na reta... pq ele não tem medo nem vergonha de dizer o que pensa e vc pelo contrário, quem é?

    Elaine Zambon

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário