quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ELEIÇÕES EM COLATINA


"MAIS DO MESMO..."!!!!

O resultado das eleições que deu a Vitória para o Prefeito Leonardo Deptulski, só serviu para expor  ainda mais as falhas do sistema eleitoral no regime democrátido brasileiro, que favorece o exercício do voto "genérico", aquele de fácil manipulação. Ainda estamos distante do resultado de um processo eleitoral onde o voto consciente ultrapasse os limites do voto "conveniente".
 
Esse nível de qualidade política ainda está em processo de construção. Colatina pouco ganhou com os resultados políticos dessa  reeleição. A administração vai começar o proximo ano com "mais do mesmo" que está aí por doze anos, podendo encerrar com "menos do mesmo". O futuro dirá, tomara que não. Contudo, essa é a legislação eleitoral que está em vigor no País.

A reflexão que se faz (ou não se faz), é a de que o Leonardo foi eleito com a minoria dos votos do eleitorado de Colatina a seu favor. A afirmação dos vencedores de que a cidade aprova o projeto político e administrativo que aí está por doze anos, não está políticamente correta.

Resutados do TRE para as Eleições em Colatina:

Número de Eleitores: 83.954 (100.00%)
Não votaram:             14.403  ( 17.16%)
Compareceram:         69.551  ( 82.84%)
Votos Nulos:                5.283  (  7.60%)
Votos em Branco:        2.589  (  3.72%)
Votos válidos:            61.679  ( 88.68%)

Dentro dos votos válidos, Leonardo Deptulski teve 39.360 votos (63.81%); O seu adversário Josias da Vitória obteve 22.319 votos (36.19%). Se o total de eleitores do município é de 83.954(oitenta e tres mil, novecentos e cinquenéta e quatro votos), A votação do Prefeito eleito foi com menos da metade do colégio eleitoral colatinense,considerando ser um cargo onde a eleição é majoritária.

 Legalmente Deptulski está reeleito. Entretanto, moralmente ele não conseguiu aprovação da maioria quanto ao seu projeto administrativo, tendo em vista a disputa ter sido entre dois candidatos apenas. Logo, é de se pensar numa revisão urgente do sistema eleitoral brasileiro sob pena do eleitor perder, ainda mais, a motivação para para  participar da política e das eleições.

Os números de eleitores que não votaram, os votos nulos e em brancos, somaram 22.275 (vinte e dois mil, duzentos e setenta e cinco votos). Foi dado o recado da insatisfação com o atual grupo que está no poder.

Fica aí o Alerta!!!

    




 

4 comentários:

  1. Vamos com a estatística, à sua maneira, então:

    - 26,58% da população colatinense queria o Grupo Foletto + Da Vitória no comando da cidade.

    - De cada quatro colatinenses apenas 1 (UM) quer Foletto + Da Vitória na administração municipal.

    - Da Vitória + Foletto tiveram 22.319 votos. 22.275 votos não foram para nenhum dos candidatos. Desta forma, o colatinense não sabe ao certo se prefere a dupla Foletto + Da Vitória ou Nada.

    Essa estatística...

    ResponderExcluir
  2. Essa ai não cola não pttistas. O Foleto teve foi 40.000 mil votos em Colatina para Federal de um total de 99 mil. Se for reportar os prestigios dados pelo grupo de vcs não conseguiram transferir NADA em Colatina nas eleições de 2010 (Federal) para Iriny, Camilo Cola, Marcus Vicente, hum quem mais ???, há a Rose de Freitas , que parece não tem muita simpatia agora com o atual grupo dessa administração. Parece que tambem estão atribuindo a vitoria (rss) ao HARTUNGÃO. Deveria rever melhor os acontecimentos e a choradeira que fizeram junto ao atual governador para que mesmo ?? mas isso é proibido falar. Mas que sejam felizes com a mesmice de sempre.

    ResponderExcluir
  3. “(Guerino) Balestrassi foi eleito em Colatina duas vezes com PT na vice e teve base política central no PT. Agora, ataca o PT na PMV. #Mudou #tucanou”. (Deputado estadual Cláudio Vereza – PT – no Twitter).
    Seculo Diario.

    ResponderExcluir
  4. O Balestrassi teve dois vices com pt nada. O pt em 2000 tremeu e não indicou o vice com medo de perder o unico candidato que tinha chances de se eleger na câmara que foi o Sr. Genivaldo, sendo assim, o vice tambem foi do pssb. Na verdade os ptistas não acreditaram que o Guerino venceria, queriam apenas palaque para eleger o vereador mencionado. Quanto ao Guerino tucanar, ser esquerda democratica , socialista, trabalhista, verde, ptista, ou qualquer outra coisa , só demonstra a sua fragilidade ideologica, o que ele diz ser um forte na sua formação politica . tá bom então.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário