quarta-feira, 18 de maio de 2011

ECONTRO DOS CONSELHEIROS TUTELARES EM COLATINA


A Associação dos Conselheiros Tutelares e ex Conselheiros da Região VIII - ACTEES, realizou  no dia 12 de Maio de 2011, no espaço social Galeto's em São Silvano, a reunião ordinária de interesse dos conselheiros. A região esteve representada por conselheiros de dez municípios: Colatina, Marilândia, Governador Lindemberg, Águia Branca, São Domingos do Norte, Pancas, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Baixo Guandu e Vila Pavão.

O objetivo do encontro além de debater a realidade dos conselhos em cada  cidade, era aprovar o encaminhamento de propostas com vistas ao Congressudeste que será realizado nos dias 26 a 30 de Maio em Guarapari no Espírito Santo.

Segundo a Ex Conselheira Maria Fátina Coordenadora da Região VIII , foi aprovado como proposta para apreciação do Congresso, um agendamento com: O CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Senado da República, Câmara dos Deputados, Ministro da Justiça e Ministério da Ação Social para a discussão da Legislação e sua execução, bem, como mudanças na resolução do Conanda visando uma melhor prestação de serviço pelos conselhos tutelares nas comunidades onde atuam.

O Conselheiro João Alves de Colatina, ressaltou a necessidade de mudanças na Resolução/Conanda n° 139, de 17 de Março de 2010. Ele entende que os conselhos tutelares devem ter autonomia para atender suas demandas através de repasse proveniente dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Da forma que esta na Resolução a vinculação dos Conselhos a administração municipal, na prática, é uma subordinação administrativa e não uma parceria como deveria ser. Prova disso é que a viatura que veio para dar mobilidade às ações dos Conselhos Tutelares em Colatina, chegou para a administração em Dezembro de 2010 e até hoje não foi colocada à disposição dos conselhos, ficando os conselheiros a mercê da conveniência política da administração, na avaliação de João Alves.

É importante lembrar que o conselhos tutelares prestam contas das suas ações ao Juizado da Infância e do Adolescente sob pena de serem responsabilizados judicialmente em caso de não cumprimento do dever. E são fiscalizados pelo Ministério Público da cidade onde estiverem atuando.



    

2 comentários:

  1. Ficha suja, Maluf vai continuar à frente do PP
    Deputado, reeleito presidente da sigla em São Paulo, cita "união do partido" para justificar chapa única
    22/05/2011 - 21h59 - Atualizado em 22/05/2011 - 21h59

    A Gazeta
    -----------------------------------------------

    Ei, esse PP não é o partido que o Guerino Balestressi conseguiu aliados para tomar conta em Colatina ?? E o PSDB tb vai ficar junto com o PT Colatinense ?? he he he he hehe he , esse pt esse pt de mediocridade. Quem te viu que te vê.

    ResponderExcluir
  2. LeonardoDep Leonardo Deptulski
    @alexxisto Gov Casagrande informou ontem que licitação da ponte florentino avidos deve ser concluída em 40 dias.
    14 May
    ...............................................
    40 (dias) . Eta numero que o pt tem que engolir né?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário